HIEN KARATÊ KYOKAI


A Hien Karate Kyokai é uma associação de artes marciais que tem como finalidade o aperfeiçoamento interior e exterior do praticante de Karate, tanto na sua parte física – de condicionamento e saúde – quanto na parte da atenção e construção de uma atitude ética e fiel para com a justiça e a humanidade.

O nome foi escolhido pelo Hanshi Benedito Nelson Augusto dos Santos para sua associação devido a grande admiração que ele cultivava pela ave Andorinha, que de todas as aves é a única que voa durante as tempestades, ou seja, nem o temporal faz com que ela desista de seguir em frente. Hien significa, entre outras definições, a esquiva da andorinha ao se desvencilhar do gavião, Karate é a arte marcial praticada e Kyokai significa associação, pois é uma escola que reúne diversos clubes de prática de karate e outras artes marciais.

O símbolo da HKK é o punho cerrado, significando a união do homem. Este punho vem inserido num triângulo de cor azul que representa Júpiter. O triângulo significa as três forças: a positiva, a negativa e a neutralizante. O triângulo se sobressai de dois círculos: o maior, de cor vermelha, representa o sol, o centro máximo de energia; o menor é a Lua, que representa as forças da natureza.


O INÍCIO DE BENEDITO NELSON NO KARATÊ (1954)

Benedito Nelson iniciou os estudos de artes marciais com o Judô, quando ainda era adolescente, tornando-se frequentador da colônia japonesa em São Paulo. Benedito conheceu um boxeador que estava se destacando naquele período, Milton Rosa, mas seus movimentos eram um tanto diferentes dos outros. Ele perguntou o boxeador treinava, além do próprio boxe. Ele respondeu: Karatê! Depois indicou disse o nome e onde morava o seu professor de Karatê.

O nome do sensei de karatê era Jiro Takaesu (falecido em 2003 com 103 anos), um imigrante japonês, oriundo das ilhas de Okinawa, que estudou com seu irmão Kamado Takaesu, o qual foi aluno direto de Choyu Motobu (família de Choki Motobu). Benedito Nelson iniciou os treinos de Karatê com Jiro Takaesu em 1954. Na época, seu professor ensinava apenas para sua filha, para alguns okinawanos e dois brasileiros: Milton Rosa (boxeador profissional) e Benedito Nelson. Nessa época Nelson deixou definitivamente o Judô e passou a se dedicar inteiramente ao Karatê.




Interessante destacar que Milton Rosa foi campeão na categoria de boxe peso pena durante muitos anos e sua forma estranha de luta não era nada mais do que karatê, desconhecido para o público em geral, que participou de lutas de boxe na década de cinquenta. O segredo do treinamento de Milton foi o treinamento diário de makiwara. Takaesu ensinou no quintal de sua casa, onde havia vários makiwaras.

O treinamento de Takaesu ocorria começando com makiwara. Havia apenas um kihon e três kata principais: Naifanchi, Sanchin e Passai. O kihon foi feito andando em uma posição de curto alcance com tsuki mudando imediatamente para meoto-de para proteger o centro. O chute frontal foi bloqueado com um bloco de mão aberto para baixo (palma da mão) levantando imediatamente a mão em meoto-de kamae para manter o centro protegido.

SHIKAN AKAMINE, O MESTRE DE GOJU-RYU


(...) Em construção.

JUICHI SAGARA, O MESTRE DE SHOTOKAN




(...) Em construção.



O EXAME DE FAIXA PRETA
(...) Em construção.



A HISTÓRIA DA HIEN KARATE KYOKAI

A história da Hien Karate Kyokai inicia em 1967 com o retorno do Hanshi Benedito Nelson, na época 2° dan da NKK, à cidade do Rio de Janeiro.




Neste período, existiam na cidade dois Dojôs de Karate: Kobukan de Yasutaka Tanaka e Shidokan de Sadamu Uriu. Sadamu Uriu e Hiroyasu Inoki davam aula nas forças armadas para os paraquedistas e Oswaldo Duncan que era aluno de Uriu e um excelente professor, dava aula para os fuzileiros navais, ele possuía a maior quantidade de alunos do Rio de Janeiro.

Após uma demonstração de Karate na Ilha do Governador no Batalhão Humaitá de Fuzileiros Navais, Benedito Nelson conheceu Joaquim Mamed, responsável por dar um imenso avanço no Judo do Brasil como fundador da Confederação Brasileira de Judo - CBJ.

Mamed era dono de uma grande Academia no local chamado Cacuia (Ilha do Governador), onde era professor de Judo e Jiu Jitsu e tinha como professor de Karate Lirton Monassa, com o aumento dos alunos em Botafogo Monassa passou seus alunos da Ilha do Governador para Benedito Nelson.

Joaquim Mamed foi um grande amigo que auxiliou Benedito Nelson no início de sua carreira no RJ, adaptando o sistema de ensino que Benedito Nelson aprendera com Juichi Sagara em São Paulo e aplicava em seus treinos.

INÍCIO DA HIEN KARATÊ KYOKAI

Após a adaptação feita por Mamed a quantidade de alunos cresceu consideravelmente, incentivando-o a fundar a Academia Hien Kan, junto com o professor Teruo Furusho, que na época era faixa marrom.

Ainda buscando um local para morar, Benedito Nelson encontrou na rua Hadock Lobo no bairro do Rio Comprido um local para residir e ensinar Karate, assim teve início a Hien Kan fundada pelo sensei Benedito Nelson. O símbolo usado pela Hien Kan era a meia lua vermelha que representa o vermelho do sol coberto pela lua. Seu significado é crescimento e evolução do aprendiz.

Os primeiros alunos a frequentar a academia foram: Kung, Eurico de Oliveira, Verdi Fiuza, Wagner Fiuza, Cesar Valaperdi, Mauro Gomes, Alan Silvério, Airton Benigno, Antonio Carlos Bentes, Hilário Da Costa, Messias Do Carmo Leite, Mineiro (Alan Silvero dos Reis), e outros alunos que participaram da fundação e hoje pertencem a outras organizações, como: Teruo Furusho (SKI), Fernando Gomes (FKERJ) e Carlos Alberto Henrique de Melo (Bukai-Kan). Os treinos eram 3 vezes por semana divididos em: Kihon na segunda-feira, Kata na quarta-feira e Kumite na sexta-feira. Os exames eram supervisionados pelo seu professor Juichi Sagara

Enquanto isso Benedito Nelson também introduziu o Karate na Aeronáutica no Bairro Caju e outros quartéis como na BAF e CDA contando com o apoio do Brigadeiro da Ar. Luiz Freitas do Valle que foi o 1º oficial a se graduar faixa preta de karate como o Brigadeiro Luiz Felipe Pinheiro e o Major Roberto. Nesta época o treino consistia em correr diariamente um mínimo de 5 km, 1 hora de makiwara, 50 katas diários e lutar todos os dias mesmo que fosse com faixas brancas.

Os alunos que acompanhavam Benedito Nelson neste treino eram, aqui apresentados em ordem por antiguidade: Eurico de Oliveira Santos (que fundou o karate no Estado do Amazonas, Manaus e em Belém do Pará), que teve como auxiliar e aluno Antônio Carlos Bentes (em Minas Gerais) e Hilário C. Santos, em Roraima Delcimar e Oberlan Jones e em Mato Grosso - Cuiabá o prof. Dulcidio Vaz Campos.

ACADEMIA NA RUA BARÃO DE UBÁ E SAMPAIO VIANA

Com o passar do tempo a academia na rua Hadock Lobo foi ficando pequena para o crescente número de alunos de Judo e karate. Benedito Nelson juntamente com Teruo Furusho encontraram um local na rua Barão de Ubá, para dar continuidade aos treinos. Após alguns meses Furusho saiu da HIEN KAN e fundou a Botokukai, em 1979, com o professor Yoshimassa Nagashima de Judo, um dos mais graduados dessa organização que veio do Japão.

Os alunos que frequentavam os treinos na rua Barão de Ubá eram os mesmos da Hadock Lobo e mais (apelido): Lobão, Lobinho, Samurai, Sassaki, César. O que mais marcou nessa época para Benedito Nelson foi a assiduidade dos alunos nos treinos, que nos finais de semana iam todos ao Leblon treinar Karate nas pedras, na areia da praia e na beira do mar. Nessa época também foi intensificado o Kobudo (Bo e Nunchako).

Com o aumento do aluguel da academia, Benedito Nelson resolveu sair da Barão de Ubá e se mudou para rua Sampaio Viana. Neste local, Benedito Nelson residia no andar de cima e dava aula no primeiro andar, na parte da frente dava aula de judô e na parte de trás dava aula de Karate.

ACADEMIA NA GLÓRIA

Nesta época, devido a intensidade do seu trabalho na Aeronáutica e as viagens que fazia á trabalho, seus alunos mais antigos dirigiam a maioria dos treinos, como: Verdi Fiúza, Diabinho (Pedro Soares), César Valaperdi entre outros.

TREINOS NO IPCN (INSTITUTO DE PESQUISA DA CULTURA NEGRA) - ESTÁCIO

Por ser pequeno o local, os treinamentos aos sábados eram mais dirigidos na parte de lutas combinadas e jiu-kumite. Os alunos mais assíduos nesta época eram: Benigno, Diabinho, Valaperdi, Dragão, Melo e Edson Silveira.

ACADEMIA SOLANGE PUPO - RIO COMPRIDO

O que mais se destacava nesta época era o registro das aulas em atas desde o aquecimento até o Mokuso, foi uma safra de bons alunos que apareceram de Campo Grande, alunos do Prof. Mauro Gomes (Dragão) como: Helio Lopes, Alemar Nunes, Ezequiel Espírito Santo, Varella, Silva e Moacir.

ACADEMIA ROMILDO MENEZES - PRAÇA DA BANDEIRA - 1983

Nesta época os treinamentos começaram a ter também uma parte esportiva. Entre seus alunos, César Valaperdi foi o que mais se destacou pela técnica de kata e kumite de competição. Seu filho Sidi Gobbi começa um treinamento voltado para competição e auxilia seu pai nas aulas como Waka Sensei com apenas treze anos. Sidi Gobbi seguiu sua trajetória no Karate Esportivo alcançando vitórias em competições tanto de Kata como de kumite estaduais, nacionais e internacionais. Nesta época os alunos de Benedito Nelson que se destacaram foram: Edson Yamaguchi, Francisco das Chagas, Abelaird, Cláudio Neto, Márcia Yris e João Wiliam.

HIEN KARATE KYOKAI (1984 a 1990)




Os alunos que se formaram como faixa-preta começaram a dar aula de karate em vários locais, cada um recebeu o nome de sua academia por Benedito Nelson, como: Bunkaikan, Ryukan, Kokuriukan, Yamakan, etc. Com o grande número de academias filiais, foi necessário criar a Associação que uniria todas essas academias, que é a Hien Karate Kyokai, comandada por Benedito Nelson que foi professor de todos esses professores. Houve uma reunião onde todos assinaram um documento firmando o regulamento da HKK.

TREINOS NA RUA BARÃO DE PETRÓPOLIS E RUA DO BISPO - HIEN KARATE KYOKAI

Morando na Rua Barão de Petrópolis, Benedito Nelson intensificou sua fabricação de espadas e suas aulas no quartel da Aeronáutica. Com a morte do proprietário da Academia em que dava aulas, Benedito Nelson teve que mudar seu local de aulas mais uma vez, se mudando para Rua do Bispo 172, onde Benedito Nelson residia com seus filhos. O número de alunos diminuíra devido a expansão das Academias filiais e Benedito Nelson dava aula para poucas pessoas e supervisionava mais as Academias de seus faixas pretas dando aulões.

TREINOS NO VIDIGAL

Quando se mudou para o Vidigal parou de dar aulas para iniciantes, fazendo apenas pequenos ajustes nos alunos de seus alunos da faixa verde a preta. Estes treinos eram aos sábados com os alunos antigos e seus alunos das academias filiadas a HKK. Uma das características marcantes desse treino é que alguns eram na praia em frente a sua casa e durante a semana existiu um grupo de treinamento de kumiuchi sem kimono e um grupo de treinamento de Judo (Jorge Hesketh, Felipe, Sidi, Marcos Paulo e Flávio Levicheviski), que depois Felipe e Marco Paulo foram encaminhados a academia do prof. Jorge Medhi onde se graduaram na faixa preta.

Foi também nessa época que a quantidade de exames se intensificou, foram feitos campeonatos da HKK, unindo um grande número de Academias filiadas a Associação sendo estes grandes momentos de interação entre os alunos antigos e seus alunos representantes.

A HKK cresceu muito, com mais de 30 academias se tornando a maior organização de Karate do RJ. Depois de tantos anos mudando seus locais de treino, Benedito Nelson compreendeu o momento que seus alunos estavam passando, tendo que pagar aluguéis absurdos só para ter um local para treinar. Foi com esse pensamento que Benedito Nelson decidiu construir o Dojô da HKK como uma sede geral para treinamentos e encontros das academias filiadas. Para poder construir essa sede, Benedito Nelson teve que se ausentar um pouco dos aulões, treinos e alguns exames para trabalhar como segurança da família Barata durante dois anos, no intuito de juntar dinheiro suficiente para construção, já que seus alunos não puderam auxiliar na obra.

HIEN KARATE KYOKAI (1991 a 2008)
CISÃO NA HIEN KARATE KYOKAI EM SÃO PAULO

Foi na mesma época da ausência de Benedito Nelson que Kung, um de seus alunos mais antigos, surgiu com um questionamento quanto ao arrecadamento das aulas ministradas por Benedito Nelson que eram cobradas durante o exame de faixa. A separação dos dois foi imediata, enfraquecendo de vez a HKK, pois Benedito Nelson não estava tão ativo nas aulas devido a construção do Dojô. Por se sentirem enfraquecidos com a ausência mesmo que temporária de Benedito Nelson e após o afastamento de Kung, alguns alunos se isolaram, onde cada um foi para um lado, cuidando só de sua academia e com pouca ligação com a HKK. Em seguida o mesmo acontece em Manaus com Prof. Gilson e em Roraima com o professor Oberlan Jones que se filiaram a outras organizações. Os exames ministrados desde então não seguiam fielmente o regulamento da associação após a separação, sendo mantida a tradição apenas por seu filho Sidi Gobbi dos Santos, Anderson, Jorginéia e outros.

SEDE DA HKK EM ITABORAÍ

Mesmo enfrentando a separação de um de seus alunos mais antigos e o afastamento de tantos outros, Benedito Nelson conseguiu construir a Sede Central da HKK em Itaboraí com dois alojamentos para as equipes de outros estados ficarem, local de treino, banheiro feminino e masculino, cozinha e jardim.

Benedito Nelson achou que com o término de sua obra os alunos voltariam a HKK e tudo se estabilizaria novamente, porém foram poucos os treinos realizados no local, os exames que eram feitos por lá eram esporádicos, nenhum aluno se dispôs a dar aula no local e nenhum se ofereceu para cuidar da Sede e organizar a união das academias.

Benedito Nelson saiu do serviço de segurança com a conclusão da obra e ficando desanimado com tal atitude de seus alunos, resolveu se conformar e ir aos exames e frequentar algumas aulas em Campo Grande com Adriano, Hélio e João William e aulões que seu filho Sidi promovia no CEI.

UM RECOMEÇO

Já decepcionado e achando que sua contribuição para o karate brasileiro havia acabado, Benedito Nelson recebeu um convite para ensinar alguns golpes de karate para uma companhia de dança liderada pela coreógrafa Lia. Nesta mesma época iniciou um grupo de estudo das palestras de George Ivanovitch Gurdjieff no qual seus integrantes começaram a praticar karate em Copacabana (Academia GT) e logo em seguida foram para Academia Pergus, no Botafogo.

Benedito Nelson se casa com Maria Nayara Arnaud Tavares e juntos resolvem dar mais ênfase ao Karate Budô, resgatando a etiqueta tradicional que aprendeu com Juichi Sagara, o Kobudo e Goju-ryu do sensei Akamine e a filosofia do Caminho do guerreiro ensinada por Jiro Takaesu, o Velho. Enquanto o mundo gira em torno do Karate esportivo, Benedito Nelson mergulha na profundeza da raiz de seu karate e resolve ensinar a seus novos alunos o Karate Tradicional de seus três professores.

Seus alunos e frequentadores do Grupo de Trabalho de Gurdjieff também decidiram praticar o Karate Budo e juntos resolveram acompanhar Benedito Nelson na sua mudança para Porto Velho, Rondônia. O processo intensivo de treino antes da viagem foi no Condomínio Morada do Sol, onde alguns de seus alunos chegaram a se graduar pela Federação de Karate do Rio de Janeiro - FKERJ, que são: sua mulher Maria Nayara, Andréia Hirano, Ronaldo Patricio, Guilherme Barros, Bruno Montenegro, Juliana Chalita e Gilmar Tito (aluno de seu filho).

BENEDITO NELSON EM RONDÔNIA

Benedito Nelson percebeu que toda expansão da HKK gerou a separação e que o movimento agora é o de introspecção e isolamento do mundo karateca material e esportivo. Benedito Nelson admira o Karate esporte e com ele conseguiu treinar seu filho, tornando-o campeão do Pan-Americano no México, mas percebeu que as modificações ocorridas nos dias atuais fizeram com que esse Karate de hoje não tenha características do karate que aprendeu em 1957, como se fossem lutas completamente diferentes. Benedito Nelson fica muito feliz ao reencontrar professores que mantém a tradição e a fidelidade no karate tradicional. Assim Benedito Nelson continua contribuindo para o Karate brasileiro com mais de 100 alunos da Hien Karate Kyokai graduados pela FKERJ.

O grupo de alunos que acompanharam Benedito Nelson a Rondônia e continuam ao seu lado permanecem firmes no seu propósito de se aperfeiçoar através do Karate de forma tridimensional, como projetava Juichi Sagara. Hoje todos estão estudando as técnicas de combate no karate dividindo sua vida diária em três aspectos: Karate, estudo de si e aperfeiçoamento espiritual. Cada participante tem sua vida particular, trabalho, estudo, etc., mas um dos objetivos centrais é a formação de um condomínio residencial, que já está em andamento, para que não haja impedimento aos integrantes para a continuação dos objetivos citados. Benedito Nelson é mais que um professor de Karate, pois vem ensinando seus alunos a se verem, ver aos outros, verem a realidade e decidirem o que realmente querem ser e querem para si, transformando um simples Dojô num local alquímico, onde o ferro da personalidade se transforma no ouro da consciência.

Em Porto Velho, a partir de 2006, Benedito Nelson passou a ensinar Karatê na cidade, para além do Condomínio dos Samurais, em uma sala de aula da Faculdade Metodista de Teologia.



Em 2007, abriu a Hien Kan em Porto Velho, na academia Atletics, o que levou a aumentar o número de alunos da cidade. O grupo foi se fortalecendo, alcançando número expressivo de participantes.

 


O Hanshi Benedito Nelson dedicou a vida ao aprimoramento do corpo para o combate e do espírito do guerreiro, não hesitando em transmitir seus conhecimentos. A proposta de unificar o Karate em âmbito nacional objetivando a formação de professores qualificados e de atletas desta arte marcial, capazes de afigurar nos pódios das competições nas quais ingressassem se materializou na fundação da associação de academias Hien Karate Kyokai.

Esta associação visava aprimorar as técnicas dos professores, assim como permitir um intercâmbio saudável entre os alunos, mantendo as tradições de nossos mestres antepassados, ensinando a etiqueta Budo e criando condições para o desenvolvimento desportivo. Mesmo visando a prática do Karate tradicional, a Hien Karate Kyokai participa e incentiva os eventos esportivos do Karate, como parte do treinamento, mas não sua finalidade. Os eventos esportivos envolvem um trabalho com a vaidade, com o respeito ao adversário que não é de seu clube ou escola, uma série de trabalhos do karate em si.

Após o falecimento do Hanshi Benedito Nelson, em 1º de Agosto de 2013, coube a responsabilidade de assumir a liderança deste grandioso projeto, que tem como objetivo levar o Karate para o maior número de praticantes que assim desejarem, ao Shihan Sidi Gobbi dos Santos, 5º dan (grau).

Nenhum comentário:

Postar um comentário