DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DE KARATÊ



Os primeiros estudos do Karatê são desafiadores. Vejamos abaixo algumas dificuldades enfrentadas pelo novo aluno de karatê:

Em primeiro lugar, o aluno enfrenta as DIFICULDADES DO CORPO. O corpo ainda não está habituado, não conhece os movimentos, não possui a coordenação motora adequada. É comum que o novo aluno fique muito cansado, podendo sentir seu corpo um pouco dolorido no dia seguinte aos treinos. O aluno não deve desistir, pelo contrário, deve perseverar neste caminho de superação de suas limitações físicas.

Contudo, deve ter muita paciência consigo mesmo, pois cada pessoa possui uma estrutura física, um tipo de corpo. O KARATÊ não exige que todas as pessoas tenham as mesmas habilidades. De acordo com o tipo de corpo, o aluno vai se apropriando dos movimentos e técnicas do Karatê, dando mais ênfase a algumas técnicas que a outras. Cada pessoa se desenvolve no Karatê conforme suas limitações e conforme sua dedicação e perseverança.

Em segundo lugar, o aluno se depara com as DIFICULDADES DA ALMA. As maiores dificuldades encontradas pelos praticantes do Karatê não são as físicas, mas as dificuldades da alma, as barreiras que os sentimentos de VAIDADE e EGOCENTRISMO trazem ao aprendizado.

Vivemos em uma cultura individualista, que estimula a vaidade e a ganância das pessoas. O estudo profundo do Karatê combate diretamente a vaidade e o sentimento de superioridade. O aluno deve ter humildade para receber as correções dos movimentos, para ser advertido quanto aos seus sentimentos no momento do combate (kumitê). O Karatê é mais que um esporte, que uma luta, é uma filosofia de autoconhecimento.

No caminho do aprendizado, o aluno deve deixar de lado toda vaidade, na busca do conhecimento de si próprio, conhecimento de seu corpo e aperfeiçoamento do caráter, aprendendo a exercer controle sobre sentimentos e reações emocionais adversas, principalmente nos momentos de crise que a vida nos impõe.

O primeiro combate que o karateca enfrenta é contra si mesmo. Ao vencer esta luta, estará mais pronto para outros combates, para a defesa de sua vida, dos seus familiares e daqueles que são injustiçados.

Oss!

Gidalti Guedes da Silva

Um comentário: