SENSEI GIDALTI: Currículo e trajetória de vida no Karatê

CURRÍCULO RESUMIDO


Professor (Sensei) da escola de Karatê denominada Hien Kan Karatê (Goianésia-GO), graduado 3° Dan de Karatê Shotokan, reconhecido pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), sob o registro 9.0072-3 / 2016.

Fora do Karatê, Gidalti professor universitário, palestrante e pastor (licenciado) da Igreja Metodista. Sua formação acadêmica é: Graduado em Teologia (2003),  Graduado em Pedagogia,  Mestre em Educação (2012). 

Possui pesquisas e publicações nos temas: modernidade, Indústria Cultural, Teoria Crítica e educação, missão da Igreja no contexto urbano, espiritualidade, teologia e ecologia e formação moral. Enquanto educador, possui experiência como docente do ensino superior, Professor-Tutor (via Moodle) e Monitor de apoio presencial (EAD), educador popular, como instrutor de Karatê (arte marcial) e também atuou na elaboração e gestão de projetos sociais voltados para juventude em situação de vulnerabilidade social. Atualmente é Professor da Associação Educativa Evangélica (A.E.E.), atuando na Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), nas disciplinas de humanidades e de metodologia.


HISTÓRICO DE VIDA NO KARATÊ

No ano de 1989, no mês de abril, o garoto Gidalti deu início aos estudos de Karatê, na academia Performance, em Belém do Pará, tendo como instrutor o Sensei Márcio, aluno do Mestre Yoshizo Machida, que presidia as bancas de Exame de Faixa e era o responsável técnico pela APAM (Associação Paraense de Artes Marciais), entidade vinculada à Confederação Brasileira de Karatê-Do Tradicional (CBKT).


No dia 19 de maio de 1989, foi aprovado no exame para faixa Amarela (6 Kyu) e no dia 28 de agosto do mesmo ano realizou o exame para faixa Vermelha. Na época mesmo sendo novo, Gidalti se dedicou intensamente ao treino das técnicas básicas de Kihon e Katas, chegando a aprender os cinco Heian, Teki Shodan e Bassai Dai.

O exame para faixa laranja foi realizado em fevereiro de 1990. Porém, neste dia, o Mestre Machida decidiu graduar Gidalti diretamente para a Faixa Verde, algo que ocorria raríssimas vezes em Exames de Faixa presididos por ele. Foi neste período que o sonho de ser um faixa Preta de Karatê ficou mais forte e, mesmo sem o apoio de seus pais (que naquela época não compreendiam o valor da arte marcial na formação moral), Gidalti frequentou regularmente aos treinos, buscando aperfeiçoamento físico e técnico. 

No final de 1991, os treinos foram interrompidos, uma vez que a família se mudou para o Espírito Santo. Chegando lá, seguindo os impulsos da adolescência, Gidalti acabou se dedicando também a outros esportes como basquete e skate, mantendo somente treinamentos domésticos de Kihon e Katas, principalmente os cinco Heian e Teki Shodan, além de treinos para aprimoramento físico na praia de Itapoã, Vila Velha.


Passados nove anos, já na juventude, Gidalti retomou os treinos de Karatê sob orientação de um sensei. Isso ocorreu quando ele estudava Teologia, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo do Campo, em 2000. Gidalti conheceu outro estudante de Teologia que treinava Karatê, sensei Ari, oriundo do Estado do Paraná. No início, os treinos ocorriam somente entre os dois, voltados para realização de Katas e Kumitê. Depois de alguns meses, Sensei Ari resolveu abrir um Dojô dentro da UMESP, contando com a adesão de muitos universitários e parentes de alunos. Foram dois anos e meio de treinamento, que auxiliaram muito na percepção de novas tendências do karatê esportivo, especialmente do Shiai Kumitê. Foi neste período, no ano de 2002, que Gidalti realizou o exame para faixa Roxa.

De 2003 a 2005, Gidalti atuou como Pastor da Igreja Metodista na cidade de Ji-Paraná/RO. Durante este tempo, mediante as responsabilidades pastorais e evitando gerar maior constrangimento na comunidade de fé, acabou interrompendo novamente os treinos de Karatê em um Dojô. Porém, tudo mudou, quando em 2006, foi transferido para atuar na cidade de Porto Velho, como Pastor e como Professor na Faculdade de Teologia.

Uma de suas alunas de Teologia era Maria Nayara Arnoud Augusto dos Santos, esposa do Mestre Benedito Nelson (Mão-de-Ferro). Foi um encontro providencial! Naquele mesmo ano, Mestre Benedito Nelson conquistou o respeito do Diretor da Faculdade (Prof. Cláudio Vernek Guerson), que abriu espaço na instituição para sediar o Dojô da Hien Karatê Kyokai em Porto Velho. 

Mestre Benedito não dava mais aulas para faixas coloridas, somente para faixas pretas. Contudo, para ensinar seus faixas pretas a darem aula, ele mesmo assumiu os treinos, que ocorreram em uma das salas de aula da Faculdade Metodista de Teologia e Ciências Humanas, todas as terças e quintas-feiras, das 17:00 às 18:30. Desde os primeiros contatos, Gidalti percebeu a oportunidade de aprender Karatê com um grande Mestre.

Em 2007, a Hien Kan foi instalada em um novo espaço, a Academia Atletics, que tem por proprietário o karateca Juarez Neves (na época, faixa marrom). A partir deste momento, a Hien Kan em Porto Velho passou a ampliar seus horizontes, alcançando o público em geral. Os senseis Francisco Chagas (na época 3º Dan), Ronaldo Seraphico (na época 2º Dan) e Guilherme Barros (na época 1º Dan), sempre auxiliavam nas aulas ou substituíam o Mestre Bendito em sua ausência. 




O ano de 2008 ficou marcado pelo fortalecimento do Dojô em Porto Velho, com a participação em eventos municipais e estaduais. Durante todo este período, sempre se buscou a filiação da Hien Kan à Federação de Rondônia vinculada à Confederação Brasileira de Karatê (CBK), mas sem sucesso. Por este motivo, os alunos da Hien Kan foram autorizados a participar de eventos de outras Federações. 

Além da participação em eventos, vários alunos perseveraram nos treinos, participando com êxito dos Exames de Faixa. Vale ressaltar a comemoração do aniversário do Kyoshi e a organização do Bonenkai no final do ano. 


Foto tirada no Dia do Aniversário do Kyoshi em 2008, ocasião em que fomos presenteados
com a realização de dois katas. Um dia muito emocionante.
Além dos treinos na região mais central de Porto Velho (na Academia Atletics), Kyoshi Benedito também ministrava aulas matinais no Condomínio dos Samurais, situado na Estrada dos Japoneses. Na época, o Dojô do Condomínio não havia sido construído e os treinos ocorriam nas varandas da residência do Ronaldo Sensei e da residência do Fernando Sensei. A ênfase era dada nos fundamentos do Karatê aplicados para o combate real, além dos treinos do Makiwara, saco de pancada e Takiwara. Os Katas e técnicas do estilo Shotokan (com maior ênfase) e também do Goju Ryu foram transmitidos (Gueksai Shodan, Gueksai Nidan, Saifa e Seiunchin), dando a Gidalti a oportunidade de ampliar consideravelmente seus conhecimentos. 

Foi a partir de 2008 que Gidalti passou a receber treinamento intenso do amigo e sensei Ronaldo Saraphico, na Academia Atletics. Este foi o início do Dojô do Sensei Ronaldo, denominado Shindokan. Neste período, Gidalti aperfeiçoou o Kankudai e aprendeu os katas Jion, Jin, Jitê, Hangetsu e Gankaku. Os treinos ocorriam no período da manhã, ocasião em que Gidalti conheceu Erivan Silva de Carvalho (na época 1º Dan), que foi apresentado à Hien Karatê Kyokai por sua colega de Faculdade Andréia Hirano. Erivan, oriundo da CBKT, veio a se tornar grande amigo de Gidalti, chegando a dividirem apartamento na Zona sul de Porto Velho, onde também treinavam katas.

O treinamento à noite (diretamente com o Kyoshi Bendito) e o trenamento pelas manhãs (com o Sensei Ronaldo) deram a Gidalti uma percepção mais aprofundada do Karatê. Em um treino específico para kumitê, quando Sensei Ronaldo Seraphico estava posicionado à frente de uma fila de alunos, que tinham ordem para atacá-lo com Oizuki, um após o outro, com ataque semelhante ao Jiu Ipon Kumitê. Todos eram observados e recebiam correções do Kyoshi. Dentre os alunos estava Gidalti, que treinava conforme havia aprendido, tentando corrigir seus erros. 

No primeiro ataque, antes que seu pé direito tocasse à frente, recebeu um Ashi Barai do sensei Ronaldo, caindo no chão. Na segunda, atentou para fazer melhor a passada em "s" ao avançar o Oizuki, podendo se defender o Ashi Barai, mas seu ataque foi defendido com AgueUke. Porém, em vez de recuar imediatamente, Gidalti ficou parado e, consequentemente, recebeu vários Haito Uke e tapas na cabeça desferidos por Sensei Ronaldo. Neste exato momento, Gidalti começou a rir do seu próprio erro, retornou para o final da fila e deu continuidade aos ataques, buscando aperfeiçoar sua técnica. Ao ver esta atitude interior, Kyoshi Bendito afirmou que Gidalti faria exame de faixa direto da Roxa para a Preta. Uma semana antes de ser examinado, em julho de 2009, Mestre Benedito entregou a Gidalti uma faixa marrom para que usasse no dia do Exame de Faixa.

Exame de Faixa Preta (Shodan)

Em Junho de 2009, a Hien Kan Porto Velho realizou seu primeiro Exame de Faixa Preta, contando com a seguinte banca examinadora: Kyoshi Benedito Nelson (8° Dan), Shihan Sidi Gobbi (4° Dan na época) e Sensei Francisco Chagas (3° Dan na época). Ronaldo Sensei e Fernando Sensei ficaram responsáveis por puxar o exame. Mediante dificuldades diversas encontradas com a Federação de Karatê do Estado de Rondônia, o Exame de Faixa foi reconhecido pela Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FEKERJ), entidade vinculada à Confederação Brasileira de Karatê, da qual o Kyoshi Benedito foi um dos fundadores. 

Os candidatos examinados foram: Erivelton Duarte (reconhecimento de 2° Dan), Erivan Silva (para 2° Dan) e os candidatos a Faixa Preta 1° Dan: Bruno Mendonça, Gidalti Guedes e Juarez Neves. Durante o Exame de Faixa, além dos katas obrigatórios do estilo Shotokan, também foram realizados katas do estilo Gojuryu, além do kihon parado e kihon andando cobrados pelo Mestre Benedito para os alunos da Hien Karatê Kyokai. O estilo de kumitê adotado foi Ipon Kumite. Na época do exame, Gidalti estava apto a realizar os seguintes katas: (SHOTOKAN) Heian (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan), TekiShodan, Bassaidai, Bassai Sho, Kankudai, Empi, Jion, Jin, Jitê, WanKan, Hangetsu; e (GOJURYU) Geksai (Shodan e Nidan), Saifa, Seiuntim e Sepai.



Diploma da FKERJ (Jun/2009)
Diploma da CBK (dez/2010)


Treinamentos específicos para Faixas Pretas

Uma vez graduado Shodan, Gidalti passou a receber instruções específicas para graduações superiores. Os treinos que ocorriam aos sábados, no Dojô do Condomínio dos Samurais, passaram a ser destinados somente para Faixas Pretas. Este foi tempo em que Gidalti passou a compreender melhor a diferença entre as técnicas de combate do Shotokan e do Goju-Ryu, sobretudo na aplicação de saídas de agarramentos, no combate a espaço curto e na utilização de estratégias de combate.


Dojô do Condomínio dos Samurais - Treino de Kata Seiuntim (GojuRyu)

Sensei Gidalti e Sensei Ronaldo, grande amigo.
No segundo semestre de 2010, Gidalti foi convidado pelo Kyoshi Benedito para auxiliar nos treinamentos da Hien Kan em Porto Velho, juntamente com outros senseis mais antigos como Francisco Chagas, Guilherme Fontes e Ronaldo Patrício. Foi momento de receber correções quanto a maneira correta de transmitir os ensinos do karatê. A rotina dos treinos, a maneira de comandar os movimentos, a atenção constante aos movimentos e sentimentos dos alunos, a busca de privilegiar os alunos mais novos, o cuidado com a integridade física dos alunos, a filosofia do karatê que deve ser ensinada, entre outros pontos importantes.




Surgimento da Shidokan

No início de 2011, Gidalti sensei pediu autorização para o Kyoshi Bendito para abrir um Dojô de Karatê, vinculado à Hien Karatê Kyokai. Além de conceder a autorização, Kyoshi Benedito deu o nome ao clube, chamando-o de SHIDOKAN (Escola do Caminho do Guerreiro). A partir deste nome, Gidalti sensei preparou o símbolo do novo clube de karatê, juntamente com o auxílio da Sepai Maria Nayara. Além do símbolo, Kyoshi Benedito Nelson criou o Kanji do nome Gidalti, que significa "servo do lar". A partir deste kanji, desenhou o carimbo que deve ser utilizado por Gidalti sensei.



Gidalti Sensei convidou o amigo de treino e companheiro na vida, Erivan Sensei, para que serem professores juntos da Shidokan. O objetivo era evitar a interrupção dos treinos, caso um dos professores tivesse que se ausentar por motivo de trabalho e estudo. Erivan Sensei aceitou o convite do amigo e juntos, no dia 28 de maio de 2011, deram início à  Shidokan, com treinos aos Sábados, na Academia Atletics, das 16h00 às 18h00.

Logo no início dos trabalhos, o Sensei Gustavo Margonar passou a integrar o grupo de alunos nos treinos, mas sempre respeitado como Shodan. Foi neste período que Sensei Gustavo se aproximou do Kyoshi Benedito e passou a participar dos treinos no Condomínio dos Samurais. A parceria de Gidalti e Erivan se consolidou com o tempo e logo começou a dar frutos, com a chegada de muitos alunos.
Treinamento realizado no Acampamento no Rio Preto

Sensei Erivan - Sensei Gustavo - Sensei Gidalti.


Sensei Gidalti e Sensei Erivan, juntamente com o apoio do Sensei Gustado, estiveram à frente da Shidokan de 2010 a 2012.

Treinamentos no Condomínio dos Samurais

Durante estes anos, Gidalti se manteve fiel aos ensinos do Kyoshi Bendito, buscando assiduidade aos treinos de Faixa Preta no Condomínio dos Samurais, na busca não somente das puras técnicas de defesa e ataque, mas também da filosofia da arte marcial e das palavras de sabedoria de seu Mestre Bendito e de seus irmãos de kimono da Hien Karatê Kyokai.
Da esquerda para direita, à frente: Fabiana, Jeniffer, Chagas, Kyoshi Benedito, Ronaldo, Guilherme e Paula;
na fina de trás: Samuel, Bruno, Gidalti, Nayara, Abel, Adréia (janeiro/2013).

Sensei Gidalti e seu Mestre Kyoshi Benedito Nelson, em janeiro de 2013, em seu treino de despedida, no Condomínio dos Samurais. Após o treino, em seu escritório, Kyoshi deu conselhos e se despediu de seu aluno.

Mudança para Goiânia-GO

Em 21 Janeiro de 2013, na busca de residir mais próximo de sua família, Gidalti se mudou para a cidade de Goiânia-GO. Ele deixou Porto Velho, curtindo no peito a saudade dos grandes amigos que fez nessa cidade, mas certo de que estava iniciando um novo ciclo em sua vida.
Contando com a autorização de seu Mestre Benedito Nelson, Gidalti assumiu a responsabilidade de criar a HIEN KAN no Estado de Goiás. A primeira cidade onde se fixou foi Goiânia, onde estabeleceu uma parceria com a Associação dos Amigos do Centro Livre de Artes (AACLA), no Bosque dos Buritis, dando início às aulas de Karatê. Dentre seus primeiros alunos estava seu filho Lucas (7° anos) e sua mãe Ivone Guedes. Porém, uma novidade mudaria o rumo das coisas e a Hien Kan não se firmaria em Goiânia.

Mudança para Goianésia-GO e a criação de mais um Dojô Hien Kan

Em julho de 2013, Sensei Gidalti foi aprovado em processo seletivo para professor da Associação Educativa Evangélica (AEE), para dar aulas na Faculdade Evangélica de Goianésia (UniEVANGÉLICA) e no Colégio Couto Magalhães (Goianésia). Quando as aulas se iniciaram, Gidalti fez proposta para a Coordenadora do Colégio (Profa Graça) e para o Coordenador de Extensão Universitária (Prof. Jadson) para dar início a uma turma de Karatê nas dependências da Instituição. 

A proposta foi aprovada e, em agosto de 2013, iniciaram-se as aulas da Hien Kan em Goianésia-GO (confira a Notícia Início das aulas). No segundo mês de funcionamento, o Dojô já contava com a adesão de um bom grupo de alunos, oriundos da Faculdade, do Colégio e da comunidade externa (confira a Notícia Segundo mês de aulas). Por fim, o ano de 2013 foi concluído com dois eventos de suma importância: 

1°) Sensei Gidalti foi aprovado no Exame de Faixa Preta para 2° Dan, realizado pela FEKAEGO/CBK e 
2°) A Hien Kan Goianésia realizou seu 1° Exame de Faixa, contando com a participação de 12 alunos, com a presença do Presidente e Vice-Presidente da FEKAEGO, Shihan Joilson.

Este é um breve relato da trajetória de vida no Karatê do Sensei Gidalti, o qual tem a plena consciência de que ainda tem muito a aprender no caminho do guerreiro, além de ter a responsabilidade de contribuir para a formação de inúmeras pessoas, por meio do ensino do Karatê, debaixo da Graça e da Misericórdia de nosso Deus.

As próximas Notícias e imagens deste Blog irão dar continuidade a esta narrativa de vida, na cidade de Goianésia-GO.

 Oss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário