Associação Educativa Evangélica
Justificativa
São muitos os
desafios educacionais da atualidade, quando os espaços formais de educação não conseguem
cativar crianças e adolescentes. A educação se vê diante do desafio de
modificar suas abordagens, visando a ressiginificação do espaço escolar,
tornando-o mais atrativo e desafiador para as crianças e adolescentes.
O Karatê tem
sido uma das novas ferramentas utilizadas por instituições de ensino em todas
as Regiões brasileiras. Oriundo das ilhas de Okinawa (Japão), o Karatê tem exercido
papel significativo na formação de milhares de praticantes em todo o mundo.
Mais do que um simples esporte, o Karatê é um caminho de autoconhecimento.
Desta forma, quando praticado sob orientação filosófica adequada, a prática do
Karatê possui os seguintes benefícios:
- Aprimora
o físico, trabalhando com todas as partes do corpo e desenvolvendo a
inteligência motora.
- Oferece
conhecimentos técnicos de autodefesa, trabalhando tanto a percepção quanto
as reações motoras, por meio da repetição e condicionamento.
- Contribui
para a administração de energias e tensões físicas e psicológicas,
deixando o praticante mais relaxado e promovendo o aumento da atenção para
si próprio e para o mundo ao seu redor.
- Aumenta
a concentração e o desempenho acadêmico.
- Ajuda a
manter o autocontrole e diminui a agressividade, fazendo com que o
praticante sublime estas energias para atividades produtivas para ele
mesmo, para a família e sociedade.
- Auxilia
no combate à vaidade excessiva, ajudando o praticante em processos de autoanálise
para rever comportamentos arrogantes e soberbos.
- Estimula
a solidariedade, a superação de pré-conceitos socioculturais, além de
aumentar a capacidade para o trabalho em equipe.
- Ajuda o
praticante a lidar com a noção de autoridade, respeito aos mais graduados
(mais velhos, mais experientes, etc.).
- Aumenta
a autoestima, deixando o praticante mais confiante para enfrentar os mais
variados desafios da vida cotidiana.
- Cultiva
valores/atitudes como: honra, fidelidade, companheirismo, perseverança,
respeito ao próximo, valorização dos mais antigos e patriotismo.
Objetivos
- Contribuir
para a formação de crianças, adolescentes e jovens, em seus aspectos
físico, afetivo, filosófico e psicossocial.
- Promover
a integração entre os alunos do Colégio Couto Magalhães, a comunidade
acadêmica da FACEG e as crianças, adolescentes e jovens da comunidade do
entorno da FACEG.
- Formar
uma equipe de karatecas da AEE em Goianésia, aptos para fazerem
apresentações públicas e atuarem em competições locais e regionais.
Público-Alvo
Alunos e funcionários da
Associação Educativa Evangélica (AEE), incluindo a Faculdade Evangélica de
Goianésia e o Colégio Couto Magalhães, além de crianças e adolescentes de baixa
renda, residentes em bairros próximos. Requisitos:
Idade mínima de 07 anos / compromisso de Rendimento Escolar.
Metodologia:
Dois encontros semanais regulares, terças e quintas-feiras,
das 16h00 às 17h30. As aulas contém conteúdos teóricos e ensino de técnicas de
defesa e ataque, promovendo vivências que possibilitam tanto a reeducação
motora, quanto a análise de comportamento, abrindo possibilidades de educação filosófica,
afetiva e psicossocial.
Especificação
do Conteúdo
Terças-Feiras
Alongamento (calistênica)
Kihon parado
Kihon andando
Kumitê (Ipon Kumitê, Sambun
Kumitê, Jiu Ipon Kumitê, Henzoku Waza aplicado, Jiu Kumitê, Shiai Kumitê).
Ginástica para fortalecimento.
Mokussô (meditação: educação dos
sentidos/percepção/atenção)
Quintas-Feiras
Alongamento (calistênica)
Kihon parado
KATAS
Kumitê (Ipon Kumitê, Sambun
Kumitê, Jiu Ipon Kumitê, Henzoku Waza aplicado, Jiu Kumitê, Shiai Kumitê).
Ginástica para fortalecimento.
Mokussô (meditação: educação dos
sentidos/percepção/atenção)
Obs 1: História e filosofia do Karatê.
Durante as aulas, em momentos
específicos para breves falas, durante as aulas de combate e no final ou início
de cada aula, o professor aborda temas próprios da filosofia e história do
Karatê, além de tratar de outros temas do cotidiano da vida dos alunos, dando
orientações específicas.
Obs 2: Adequação dos conteúdos à doutrina e conduta cristãs.
O prof. Gidalti Guedes da Silva,
além de educador e professor de Karatê, é pastor Metodista, possuindo formação
teológica evangélica, garantindo que os conteúdos filosóficos ministrados nas
aulas estão de acordo com os princípios gerais de conduta assinalados pelo
Evangelho de Cristo.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
No karatê, a avaliação dos alunos é contínua e progressiva.
Durante as aulas, o professor observa o desenvolvimento de cada aluno,
verificando os avanços e dificuldades na aprendizagem. A avaliação é realizada,
tendo por parâmetro as seguintes competências:
- Conhecimento dos limites e potencialidades do próprio corpo e
desenvolvimento das habilidades motoras;
- Aprendizado das técnicas de defesa e ataque, de acordo com o nível
de graduação (faixa) do aluno;
- Desenvolvimento de atenção e de percepção de si próprio e das
pessoas e situações ao redor;
- Controle emocional e capacidade de sublimação de sentimentos e
energias corporais e
afetivas;
- Desenvolvimento de valores e condutas morais como disciplina,
companheirismo, respeito, perseverança, honradez, senso de justiça e
solidariedade.
Periodicamente, são
aplicados exames de faixa, onde é exigido que os alunos executem as técnicas de
defesa e ataque, de acordo com o grau pretendido pelo aluno. As
faixas/graduações do Karate são as seguintes: branca, azul (para crianças),
amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta. A partir da faixa
preta, as graduações são concedidas no formato de graus, indo do primeiro ao
décimo grau.
Prof. Me. Gidalti Guedes da Silva
(Faixa Preta 2° Dan - CBK n°90072-9)
Professor responsável
pelo Projeto Karatê-DO
Prof.ª Me. Jadson Belem de Moura
Coordenador de Pós-Graduação,
Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária.
Prof. Me. José Mateus dos Santos
Diretor da FACEG
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